“Direitos Humanos e Teoria Crítica – Coletânea Internacional”

Se alguém lhe perguntasse para o nascimento de “Cassandra Errante”, sem dúvida teria de se referir à promoção em 2011/12 do Mestrado em “Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento” da Universidade Pablo de Olavide de Sevilha. Foi lá que as promotoras deste blog se conheceram e foi também lá, onde compartilharam experiências, aulas e tempo com a maioria das pessoas que colaboram regularmente com o blog.
É por isso que acreditamos oportuno referir neste espaço um evento, que é muito especial para todos nós: em 15 de janeiro se apresenta na Universidade Pablo de Olavide o livro “Direitos Humanos e Teoria Crítica – Coletânea Internacional“, que inclui um compêndio de algumas das pesquisas conduzidas como parte da carga acadêmica desse mestrado. Este é um texto que aborda materiais muito diferentes, mas todas relacionadas com a luta pelos direitos humanos: a partir de justiça de transição e da memória histórica até grafite, a questões como a soberania alimentar, a discriminação com base no sexo, movimento operário, pornografia infantil, questões indígenas, a relação entre educação e poder, o direito à saúde ou o princípio da justiça universal.

Direitos Humanos


Todos esses capítulos têm em comum, além disso, uma outra característica: uma análise a partir da perspectiva da teoria crítica proposta por Joaquín Herrera Flores. Aqueles que tiveram a sorte de formar ao longo da calçada que ele propôs, sempre tentamos realizar o seu desejo de tornar visível, perturbar e transformar todas as situações que possam representar uma ameaça aos direitos humanos. Este livro é apenas mais um passo no caminho por que nós caminhamos.

Em suma, este livro surgiu como uma boa iniciativa que põe fim a uma das etapas mais gratificantes que tivemos a sorte de compartilhar nessa experiência. Portanto, também é um projeto com um significado muito especial para “Cassandra Errante” (que também é o resultado dessa etapa), porque nele tem colaborado várias pessoas que escrevem regularmente aqui. No entanto, falamos também em nome de todos os autores e as autoras en compartilhar esse sucesso com outros camaradas do nosso mestrado, que por uma razão ou outra, não fizeram parte deste livro, mas que estan envolvidos na luta diária por uma vida que vale a pena se vivida.

Master

Cassandra Errante

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s